Emmanuel Macron venceu as eleições presidenciais na França, de acordo com projeções dos institutos de pesquisa. Macron garantiu o segundo mandato ao bater Marine Le Pen. A candidata, associada à extrema direita francesa, ligou para o oponente para cumprimentá-lo. Segundo estimativas, o atual presidente obteve 58,2% dos votos contra 41,8%% da representante na votação deste domingo, 24.
“Esta é uma vitória clara, a primeira vez na história da Quinta República que um presidente é reeleito quando também tem maioria no parlamento. É importante, é muito importante, porque foi um combate político contra a extrema direita”, disse Clément Beaune, ministro da Europa, um dos primeiros a reagir à reeleição de Macron.
O primeiro ministro britânico Boris Johnson parabenizou Macron pela vitória via Twitter. “Parabéns a Emmanuel Macron na sua reeleição como Presidente da França. A França é um dos nossos aliados mais próximos e importantes. Estou ansioso para continuar trabalhando juntos nas questões que mais importam para nossos dois países e para o mundo”, escreveu.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia também se manifestou, dizendo que “espera continuar nossa excelente cooperação. Juntos, vamos levar a França e a Europa adiante”.
Visitas: 64623
Usuários Online: 1