O novo revés político para o grupo do ex-prefeito de Araripina, Sertão do Araripe, Alexandre Arraes, movimentou a principal cidade do Araripe ontem.
O ex-prefeito teve suas contas de gestão, referentes aos anos de 2014 e 2015, reprovadas pela Câmara Municipal em sessão realizada na noite de quarta-feira (26).
Oito dos doze vereadores na sessão acataram a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que já havia recomendado a rejeição das contas do ex-gestor.
A votação foi de oito votos a favor da reprovação e quatro votos contra a reprovação, com a participação de 12 vereadores. Os que votaram pela reprovação foram Doval da Saúde, Aurismar Pinho, Evandro Delmondes, Camilla Sampaio, Kalígia Mateus, Camila Modesto, João Doutor e Luciano Belo. Os vereadores que votaram contra a reprovação das contas do ex-prefeito foram Francisco Edivaldo, João Dias, Divona e Silvano do Morais. O presidente da Câmara, Roseilton Oliveira, não vota, a menos que haja empate, enquanto os vereadores Rodrigo Cobrinha e Luciano Capitão não estavam presentes na sessão.
Como esta coluna adiantou, no último dia 20 de abril o processo do TCE-PE atestou a ausência de recolhimentos para o Regime Próprio de Previdência Privada (RPPS) e para o Regime Geral de Previdência Privada (RGPS), totalizando um prejuízo de R$ 5.356.886,39 aos cofres do município.
Com essa nova derrota de Alexandre Arraes, o grupo da situação segue comemorando. Na última eleição, o ex-prefeito e sua esposa, a deputada estadual Roberta Arraes (PP), apoiaram o candidato Tião do Gesso (Solidariedade), que perdeu a eleição para o atual prefeito Raimundo Pimentel (PSL).
Pra destravar
Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a Câmara de Vereadores realizará uma audiência pública no próximo dia 19 de maio, às 9h. O debate abordará várias obras que, no momento, estão travadas – a exemplo do Instituto Médico Legal (IML) no Sertão, o Centro de Oncologia, o Centro de Hemodinâmica, o Centro de Maternidade de alto risco, além do credenciamento de hospitais e clínicas com SUS nas especialidades Obstetrícia e Ortopedia. O presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro, informou que representantes do Governo de Pernambuco, além de deputados federais, estaduais e senadores participarão do encontro. Ele quer também a presença de representantes de cidades vizinhas, já que se trata de uma pauta comum da região.
Tem que ter segurança
A Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns (Agreste) acolheu parcialmente o pleito do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e deferiu tutela de urgência para obrigar a Prefeitura de Garanhuns a adotar uma série de medidas de manutenção e ordenamento do transporte escolar oferecido aos alunos da rede municipal. Cabe recurso da decisão. A ação havia sido ajuizada no mês de março. Na decisão, o magistrado Maurício Santos Gusmão Júnior determina que o município apresente, no prazo de dez dias úteis, as autorizações do órgão de trânsito com relação aos veículos do transporte escolar, incluindo aqueles com mais de dez anos de vida útil. Já no prazo de 30 dias, a Prefeitura de Garanhuns deverá comprovar a adequação da frota de ônibus escolares às exigências do Código de Trânsito Brasileiro
Visitas: 67391
Usuários Online: 1