Representantes dos movimentos de esquerda no Sertão do São Francisco estão preocupados. Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam 4 mil hectares de terras na região do Salitre, Interior de Juazeiro (BA). Eles atravessaram uma ponte de 800 metros que liga os dois Estados e as duas cidades e armaram acampamento por lá.
De acordo com o MST no Estado, a invasão começou a acontecer ainda no domingo (23). A ocupação em Juazeiro aconteceu após a saída do MST das terras da Embrapa Semiárido, em Petrolina.
Em suas páginas oficiais na internet, o MST disse que as terras invadidas em Juazeiro “são improdutivas”, e o objetivo da ocupação é para fins de reforma agrária. Além de Juazeiro, outras três localidades da Bahia foram ocupadas pelos Sem Terra nos municípios de Jaguaquara (Sudoeste) e Guaratinga (Extremo Sul).
O Movimento disse, ainda, que as ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que tem como lema “Contra a Fome e a Escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente”, que reafirma a centralidade da luta pela terra no Brasil.
O problema é que a mídia local tem caído de porrada no movimento em um momento que o presidente Lula patina para afirmar o governo. Dentro do próprio PT várias correntes já acusam o movimento de estar promovendo o “motim extemporâneo”. E a novela está apenas começando.
Encontro de vereadores
O município de Caruaru, no Agreste, será sede do Encontro de Vereadores do Nordeste em 2023. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, através de suas redes sociais. O evento já tem data para acontecer – de 26 a 29 de julho – e será organizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVB). O encontro deve discutir, entre outros temas, políticas públicas de aproximação entre o legislativo e a sociedade.
As contas de Lossio
Após pedido de vistas do vereador Capitão Alencar (Patriotas), que alegou não ter recebido da Câmara de Vereadores de Petrolina o parecer do TCE-PE, as contas referentes ao exercício financeiro de 2016 do ex-prefeito Julio Lossio devem ser votadas hoje na Casa Plinio Amorim. Pelo julgamento do Tribunal, as contas devem ser aprovadas com ressalvas. Na principal cidade do Sertão existe uma grande expectativa quanto ao resultado dessa votação, que pode deixar inelegível um dos principais personagens da cena política mais recente de Petrolina.
Monitoramento para agressor
Em resposta ao alarmante número de casos de violência doméstica e familiar no Brasil, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) apresentou Projeto de Lei que visa a coibir esse tipo de crime contra a mulher, com a implementação de mecanismos de monitoramento eletrônico do agressor e sistema de alerta à vítima. De acordo com um levantamento, quase quatro a cada 10 mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica – seja física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial. Em 2022, uma mulher foi morta a cada seis horas no País, conforme dados do Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.