A atual presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), vive dias de alto astral. Filiado ao partido do presidente da república, presidente de uma associação representativa e, até aqui, sem candidatos declaradamente fortes para enfrentá-la no próximo pleito eleitoral.
Márcia acaba de liderar os gestores na 24ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, com mais de 720 inscritos. “Uma das maiores da história. A gente pôde trocar experiências exitosas entre municípios, e principalmente falar das nossas angústias com ministros e deputados federais”, disse a gestora.
A presidente da Amupe comemorou ainda a expectativa de prorrogação do prazo da nova Lei de Licitação, o que acredita que pode ser uma expressiva vitória para os municípios de Pernambuco e de todo o país.
“Conseguimos sinalização de uma prorrogação até março do ano que vem. Temos um estudo mostrando que mais de 60% dos municípios de Pernambuco ainda não tinham todos os componentes técnicos, nem a capacidade das pessoas para entrar na nova lei de licitação, e não poderíamos deixar os municípios parados”, afirmou.
Em casa
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) volta hoje a sua terra, Caruaru, no Agreste, para participar da cerimônia de entrega 213 escrituras para os moradores do residencial Fernando Lyra. O evento está programado para começar às 10h. A governadora já tinha ido a Caruaru em 19 de março para acompanhar a situação do município após as fortes chuvas registradas por lá.
Sem atendimento
Em Ipubi (PE), sertão do Araripe, o prefeito Chico Siqueira (PSB) proibiu pacientes do município de Bodocó, mais precisamente do distrito de Cacimba Nova, de buscarem atendimento no Hospital Marcelino da Silva Mudo. Circulam em grupos do WhatsApp, vídeos, e áudios de um pai com uma criança doente de Cacimba Nova (Bodocó), que por falta de médico na unidade de saúde local, teve que se deslocar para o hospital de Ipubi. Mas chegando lá, segundo depoimento dele, o prefeito Chico Siqueira proibiu o atendimento de pacientes que não sejam moradores de Ipubi.
PAA
O deputado federal Lula da Fonte (PP) quer entrar forte em defesa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele chamou seus pares para discutir o tema na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado apresentou requerimento para discutir melhorias e a ampliação do programa, que busca o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar.
Irregularidades
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular, na sessão da última quinta-feira (23), o objeto de uma Auditoria Especial realizada na Câmara Municipal de Camutanga (Mata Norte) referente ao exercício de 2019. O processo (nº 21101080-7), de relatoria do conselheiro substituto Ricardo Rios, verificou, entre outras irregularidades, indícios de superfaturamento na locação de veículos e desvio de finalidade pública nas despesas com combustível. De acordo com o voto do relator, a auditoria identificou um sobrepreço no total de R$ 25.340,28 na contratação de serviços de locação de veículos realizada pela Câmara. O ato ocorreu sem pesquisa de preços praticados no mercado e sem a exigência da planilha de composição de custos para averiguação da economicidade, o que resultou nos preços acima da média.
Visitas: 63666
Usuários Online: 1