Localizada no município de Cabrobó, a aldeia Truká recebeu sexta-feira, 24, e sábado, 25, uma ação do Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI), em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O projeto de extensão da Univasf, criado em 2016 e desenvolvido pelo Colegiado de Medicina, fez uma expedição na região nesse fim de semana.
O nefrologista e professor da universidade, Orlando Gomes, disse que os dois dias da ação foram muito importantes para a conscientização da comunidade indígena. “Essa campanha foi realizada como parte da celebração do Dia Mundial do Rim e enfatizou a necessidade de manter uma dieta saudável, se manter bem hidratado e praticar exercícios regularmente. Além disso, alertamos sobre a importância de controlar adequadamente a diabetes e a hipertensão arterial, bem como evitar o tabagismo e a obesidade”, explicou.
Gilberto da Silva, cacique da aldeia, aprovou a iniciativa do projeto de extensão. “A medicina tradicional e a medicina ocidental se complementam no cuidado à saúde indígena. No que diz respeito à medicina tradicional, nós temos o nosso pagé que realiza a cura no sentido espiritual, já a medicina ocidental vem complementar. Uma complementa a outra. Nós não achamos que uma sobressaia à outra, mas que as duas andam de mãos dadas”, afirmou.
Visitas: 64353
Usuários Online: 1