O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, escolheu Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, como sua vice na disputa ao Planalto. Essa é a terceira vez que o ex-ministro disputa a eleição ao Executivo federal com uma chapa pura, isto é, formada por pessoas do mesmo partido.
A escolha por Ana Paula foi decidida durante uma reunião da Executiva do PDT nesta manhã, na sede do partido em Brasília. O nome foi definido no último dia do período das convenções partidárias, quando as legendas oficializam seus candidatos.
O nome de Ana Paula Matos era defendido por uma ala do partido por ela ser a única mulher negra cotada para a vaga, o que traria mais representatividade à chapa. Além disso, a opção por Ana Paula pode abrir um canal de diálogo com o ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil), que vem se mantendo equidistante dos presidenciáveis. Ele foi um dos principais cabos eleitorais de Bruno Reis, prefeito de Salvador, e cabeça da chapa formada com Ana Paula.
Ana Paula tinha o apoio da ala feminina do PDT e era, entre os nomes cotados, a preferida do presidente do partido, Carlos Lupi. No anúncio oficial da escolha da vice, o dirigente admitiu que também pesou o fato da nova companheira de chapa de Ciro ser da Bahia e ser uma ponte com Neto.
— Eu estou piscando os dois olhos para o ACM Neto, verdade. Sou sincero. A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil — disse Lupi.
O União Brasil, de Neto, era um dos partidos que Ciro buscava atrair para sua candidatura, o que acabou não acontecendo. O partido oficializou, também nesta sexta-feira, a senadora Soraya Thronicke (MS) como postulante à Presidência.
Visitas: 67528
Usuários Online: 1