A Secretaria de Saúde de Araripina notificou nessa terça-feira, 2, o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, doença endêmica na África que se espalha por diversos países desde maio. Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a infecção é uma “emergência de saúde pública de importância internacional”.
Em comunicado nas redes sociais, a prefeitura ressalta que não há motivo para pânico ou alarde. “O acompanhamento e monitoramento do paciente e seus contatos está sendo realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município. Recomendamos à população em geral a prevenção como o uso de máscara e a higienização das mãos e em caso de sintomas, procurar imediatamente a unidade de saúde”, orienta.
Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são febre alta, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas, fraqueza profunda e feridas na pele. O diagnóstico é feito por exame laboratorial que detecta o vírus da varíola dos macacos, através de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase).
Visitas: 64375
Usuários Online: 1