Nove filhos, 16 netos, 15 bisnetos, um tataraneto, 93 anos e uma força de viver que faz inveja. Viúva desde fevereiro, dona Maria Edelzuita de Souza viu que a vida ainda tinha muito a oferecer e que dava tempo de realizar o sonho que sempre alimentou. Moradora de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a idosa quase não dormiu da terça-feira (26) para a quarta-feira (27). A ansiedade que roubou o sono de dona Delza, como é conhecida, tem uma boa justificativa.
Pela primeira vez, ela sairia de casa em direção a escola, para fazer o que sempre quis: estudar. Dona Edelzuita está matriculada no Módulo 1(correspondente aos dois primeiros anos do ensinofundamental) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual João Barracão. No primeiro dia de aula, a nova aluna chegou acompanhada de um dos filhos e de uma neta, invertendo os papéis de décadas atrás.
"É um prazer trazer a minha mãe. Quando a gente chegava (na escola) eu me lembrei de quando ela levava os nove filhos. Sempre no primeiro dia, ela nos levava para atravessar a estrada. A gente tomava o cafezinho, a tapioca com café, ou escaldado de farinha, na época. Todos iam para escola. Ela era muito rigorosa", conta o filho, Tadeu Souza O rigor de dona Edelzuita com os estudos dos filhos contrasta com aquilo que ela recebeu na infância.
A idosa conta que o pai nunca permitiu que ela e as irmas estudassem. "Meu pai era meio cangueiro [bruto], não queria que as filhas aprendessem para não escrever para os namorados", diz, sorrindo. "Ele dizia que mulher que aprendia, fugia de casa. Duas coisas que ele não queria: que a gente aprendesse a ler e nem casasse com soldado". A vontade de aprender foi maior do que a visão Pai. O ABC, Edelzuita diz que aprendeu com a mãe. "Minha mãe sabia ler um pouquinho e me ensinou em casa", recorda a estudante, destacando que sabia que era preciso aprender mais.
"Depois que eu aprendi o ABC, eu era inteligente, eu sala com meu livro. Comprei minha cartilha e pedia ao povo que sabia ler. 'me ensine essa lição. A gente mesmo por si aprende. Pode crer".
Visitas: 67342
Usuários Online: 1