Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

Em Petrolina; Idosa volta a estudar aos 93 anos e sonha em virar escritora: 'Vou escrever o livro da minha história'

Publicada em 28/07/2022 às 17:35h

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Em Petrolina; Idosa volta a estudar aos 93 anos e sonha em virar escritora: 'Vou escrever o livro da minha história'

Nove filhos, 16 netos, 15 bisnetos, um tataraneto, 93 anos e uma força de viver que faz inveja. Viúva desde fevereiro, dona Maria Edelzuita de Souza viu que a vida ainda tinha muito a oferecer e que dava tempo de realizar o sonho que sempre alimentou. Moradora de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a idosa quase não dormiu da terça-feira (26) para a quarta-feira (27). A ansiedade que roubou o sono de dona Delza, como é conhecida, tem uma boa justificativa.

 

Pela primeira vez, ela sairia de casa em direção a escola, para fazer o que sempre quis: estudar. Dona Edelzuita está matriculada no Módulo 1(correspondente aos dois primeiros anos do ensinofundamental) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual João Barracão. No primeiro dia de aula, a nova aluna chegou acompanhada de um dos filhos e de uma neta, invertendo os papéis de décadas atrás.

 

"É um prazer trazer a minha mãe. Quando a gente chegava (na escola) eu me lembrei de quando ela levava os nove filhos. Sempre no primeiro dia, ela nos levava para atravessar a estrada. A gente tomava o cafezinho, a tapioca com café, ou escaldado de farinha, na época. Todos iam para escola. Ela era muito rigorosa", conta o filho, Tadeu Souza O rigor de dona Edelzuita com os estudos dos filhos contrasta com aquilo que ela recebeu na infância.

 

A idosa conta que o pai nunca permitiu que ela e as irmas estudassem. "Meu pai era meio cangueiro [bruto], não queria que as filhas aprendessem para não escrever para os namorados", diz, sorrindo. "Ele dizia que mulher que aprendia, fugia de casa. Duas coisas que ele não queria: que a gente aprendesse a ler e nem casasse com soldado". A vontade de aprender foi maior do que a visão Pai. O ABC, Edelzuita diz que aprendeu com a mãe. "Minha mãe sabia ler um pouquinho e me ensinou em casa", recorda a estudante, destacando que sabia que era preciso aprender mais.

 

"Depois que eu aprendi o ABC, eu era inteligente, eu sala com meu livro. Comprei minha cartilha e pedia ao povo que sabia ler. 'me ensine essa lição. A gente mesmo por si aprende. Pode crer".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 67342

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD