A polêmica sobre a possível federalização do Arquipélago de Fernando de Noronha vem gerando dúvidas e, como consequência, muitos embates entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal. Preocupados com o desfecho da questão, representantes do Conselho Distrital da ilha convidaram o ex-administrador de Fernando de Noronha, Elias Gomes, para uma reunião que vai discutir o assunto, na próxima terça-feira, às 10 horas da manhã na sede da entidade.
No documento que solicita a presença do ex-admnistrador, o presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Otávio Minervino da Silva Filho, mostra preocupação com a possibilidade da titularidade do arquipélago voltar às mãos do Governo Federal. Segundo ele, Elias Gomes tem uma importante contribuição a dar para debater a questão. "Como Elias já foi administrador da Ilha tem propriedade sobre o assunto", explica o presidente do Conselho em ofício enviado a Elias Gomes.
O ex-admnistrador mostrou preocupação com a possível federalização da Ilha e disse que espera contribuir para que as discussões possam esclarecer a importância da permanência do controle do lugar por parte do Estado de Pernambuco. "Vamos refletir sobre a relação histórica de Fernando de Noronha com nosso Estado e sobre a incursão do Governo Federal visando levar o controle do arquipélago para federação, como também como o estado pode responder ainda melhor aos desafios e demandas daquele complexo espaço ambiental e turístico", disse Elias.
Elias Gomes, que já prefeito do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão, foi administrador de Fernando de Noronha entre 1995 e 1996, nomeado na época pelo então governador Miguel Arraes. Na Ilha, ajudou a organizar a luta da população em relação a diversas questões, entre elas, a preservação ambiental. Em 2002, através de votação unânime do Conselho Distrital, Elias Gomes recebeu o título de Cidadão de Fernando de Noronha.
Como administrador de Fernando de Noronha, Elias Gomes implantou a Lei Orgânica do Território Estadual e o Legislativo local, coordenando a primeira eleição para o Conselho Distrital, entidade que representa os moradores da ilha.
Visitas: 66256
Usuários Online: 1