A Patrulha Ambiental, juntamente com o setor de fiscalização e projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina resgatou nesta sexta-feira (21) um total de 10 aves silvestres mantidas em cativeiro. Essa seria mais uma notícia, infelizmente, não muito rara de acontecer na região, não fosse por um detalhe: as aves estavam na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
De acordo com a AMMA, a empresa não tinha autorização para criar animais silvestres. A operação apreendeu pássaros das espécies Sabiá, Cardeal, Azulão, Caboclinho e Rolinha – todos mantidos de forma ilegal.
“Estávamos realizando uma operação para averiguar o lançamento de esgoto na orla, e ao entrar na Compesa, verificamos duas gaiolas com aves silvestres no estacionamento. Com isso, a Patrulha fez buscas no prédio e acabou encontrando nos depósitos mais aves, gaiolas e alçapão“, explicou o diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores.
Victor ressaltou ainda que, de imediato, o Ibama foi acionado e prontamente atendeu a ocorrência. “É triste ver aves silvestres nessa situação, presas em depósitos e banheiros em péssimas condições. É o retrato da falta de compromisso da empresa com o meio ambiente”, pontuou.
A Compesa foi multada no valor de R$ 5 mil. Após a apreensão, as espécies serão avaliadas. “Tudo indica que estas aves foram capturadas da natureza ou compradas de criadores ilegais. Agora, vamos avaliar as condições de cada uma e vamos soltá-las. Reforçamos o compromisso que a AMMA tem com o meio ambiente e vamos intensificar cada vez mais as fiscalizações para que essas práticas deixem de existir“, frisou o diretor-presidente, Geraldo Miranda.
Procurada pela reportagem, a Compesa informou – por meio da assessoria – que a gerência deverá se manifestar em breve sobre o assunto.
Denúncia
A população que identificar algum tipo de crime ambiental pode realizar as denúncias de forma anônima através do telefone da AMMA: (87) 3866-2779.
Visitas: 67453
Usuários Online: 1