O prefeito Miguel Coelho iniciou a agenda do domingo (19) em reuniões com lideranças políticas de peso no Sertão. Em Salgueiro, Miguel foi recebido pelo ex-prefeito Clebel Cordeiro, o pré-candidato a deputado estadual Fabinho Lizandro e os vereadores Professor Agaeudes, Léo Parente, Paizinha Patriota, Henrique Sampaio, Sávio Pires, Emanuel Sampaio, André e Flavinho. O grupo integra o bloco de oposição e vem discutindo com o prefeito de Petrolina uma aliança para mudar os rumos do Governo do Estado.
Após compromissos em Salgueiro e Carnaubeira da Penha, Miguel Coelho esteve em Serra Talhada. Na Capital do Xaxado, o político do Democratas foi recebido pela prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito Luciano Duque. A conversa girou em torno do cenário político estadual e experiências administrativas de Petrolina e Serra. Ainda no município sertanejo, Miguel se encontrou com o vereador Zé Raimundo e o pré-candidato a deputado federal Dr. Valdir.
O giro pelo Sertão ainda teve um encontro com lideranças de Carnaíba e uma visita ao prefeito de Tuparetama, Sávio Torres. Nesta segunda-feira (20), Miguel Coelho cumpre agenda em Machados, Lagoa de Itaenga e São Lourenço da Mata.
Corpo ficou preso às ferragens e foi retirado após o trabalho dos bombeiros.
Um grave acidente na PE-545, vitimou um homem nesse sábado (18), no sítio Estancinha, na zona rural de Exu, Sertão do Araripe.
De acordo com o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima tinha 45 anos e conduzia um Chevrolet Corsa vermelho, placa KIW-1175, que se chocou contra um caminhão-caçamba Mercedes Benz, placa PGW-8797.
Uma equipe do 7º BPM foi acionada ao local do acidente, mas já encontrou o condutor sem vida. O corpo ficou preso às ferragens e foi retirado após o trabalho dos bombeiros. A ocorrência foi registrada na delegacia local.
Quatro rótulos da Sanhaçu estão classificadas em evento nacional deste segmento
Após dois meses de votação popular pela internet, quatro rótulos da Sanhaçu, cachaçaria orgânica de Chã Grande, no agreste de Pernambuco, estão na lista das 250 cachaças mais queridas do Brasil. São elas; Sanhaçu Freijó, Sanhaçu Umburana, Sanhaçu Origem e Sanhaçu Carvalho. O resultado compõe a primeira fase do V Ranking Cúpula da Cachaça e foi divulgado pela organizadora Cúpula da Cachaça.
De acordo com Oto Barreto, produtor da Sanhaçu, que gerencia a marca com os irmãos Elk e Max, as cachaças finalistas nessa fase foram as mais citadas, com aproximadamente 48.612 votantes validados. Como cada pessoa poderia indicar em até três cachaças, o número de votos atingiu um total de 129.123.
“Conseguimos colocar todas as cachaças de linha da Sanhaçu entre as 250 mais queridas graças ao trabalho dedicado de nossa equipe, mas principalmente pelo público que registrou o voto, nos consagrando como uma das melhores cachaças do Brasil”, comemora um dos irmãos da família Barreto Silva.
Premiações da Sanhaçu:
Até hoje, a família Barreto Silva, responsável pela criação do rótulo há 13 anos, conta com 38 premiações (nacionais e internacionais). No segundo semestre a Sanhaçu recebeu ouro em concurso nacional. Somente em 2021, o grupo recebeu três medalhas; neste mesmo ano, a Sanhaçu, que é a primeira cachaça orgânica certificada em Pernambuco, se tornou também, a primeira cachaça do Brasil a receber o Selo de Envelhecimento Sustentável (SES).
Sanhaçu:
O engenho que já faz parte do turismo rural de Pernambuco tem a produção de orgânicos como a cachaça, açúcar mascavo, rapadura e também mel de engenho. Atualmente o espaço oferece visita guiada de sábados, domingos e feriados, às 11h e às 13h. Já a lojinha, que dispõe de todos os produtos da linha com preço de fábrica, abre diariamente das 9h às 16h. Os produtos da marca já estão em todo Brasil e exterior.
Humberto Costa foi aprovado neste domingo (19), pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), como candidato ao Governo do Estado de Pernambuco para as eleições de 2022. A prioridade de indicação da Frente Popular ao Campo das Princesas, porém, continua com o PSB.
“O que acontece foi o PT apresentando como sugestão à Frente Popular, como forma de colaboração, um nome do partido para ser discutido com relação à candidatura majoritária. É óbvio que a prioridade de indicar um nome é do PSB, mas isso não impede que se apresente algum nome a ser avaliado”, disse Humberto Costa ao Blog de Jamildo.
A aprovação acontece após reunião virtual onde foram debatidas as alianças para as próximas eleições no Estado. Ao todo, foram 35 votos favoráveis, nove contrários e cinco abstenções.
O governo brasileiro doará 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o consórcio Covax Facility, que tem como objetivo distribuir imunizantes a países mais pobres que ainda não avançaram em seu calendário de vacinação. As informações são da Folha de S. Paulo.
A doação tem a ver com um compromisso assumido pelo governo de Jair Bolsonaro em outubro após a Cúpula do G20, no qual os países signatários se comprometeram em contribuir com nações que não conseguiram adquirir volumes suficientes de doses dos imunizantes. A doação não afetará a distribuição de vacinas para brasileiros.
Atualmente, metade da população mundial já foi imunizada com ao menos uma dose da vacina. Porém, enquanto nações ricas e emergentes já aplicam a terceira dose, ou dose de refoço, países pobres ainda possuem quantidades insuficientes para manter seus calendários de vacinação.
Crime ocorreu na madrugada de domingo (19), durante uma bebedeira em uma residência na Rua 04, Conjunto Asa Branca. Autor do homicídio foi preso em flagrante
Em Araripina, no Sertão de Pernambuco, um homem foi preso em flagrante após matar um deficiente físico com a própria muleta da vítima. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na madrugada desse domingo (19), durante uma bebedeira em uma residência na Rua 04, Conjunto Asa Branca, bairro Alto da Boa Vista.
Ainda segundo a PC, policiais militares prenderam o acusado em flagrante delito e após a apresentação do criminoso, foi confeccionado pela equipe plantonista o competente Auto de Prisão e efetivada todas as comunicações legais.
Na manhã de hoje o autuado teve a sua prisão em flagrante, convertida em prisão preventiva, tendo posteriormente sido recolhido à Cadeia Pública de Araripina, onde ficará a disposição da justiça até ulterior deliberação judicial.
Essa é mais uma ação das forças de segurança que fazem a 24ª Área Integrada de Segurança, no cumprimento das diretrizes do Pacto Pela Vida, em especial no que atine ao combate aos crimes contra a vida.
O prefeito Miguel Coelho (DEM) retomou, neste sábado (18), as agendas de debates e encontros com lideranças de Pernambuco. O democrata teve compromissos em Trindade e Araripina, região caracterizada pela maior produção de gesso do Brasil. Nas duas cidades, o político petrolinense foi recebido pelos prefeitos e diversos vereadores, que declararam apoio à pré-candidatura de Miguel ao Governo do Estado.
A primeira agenda foi em Trindade. Acompanhado pelo deputado federal Fernando Filho e a prefeita Helbinha Rodrigues, Miguel participou da entrega de 100 kits de irrigação e uma retroescavadeira direcionada pelo deputado Fernando Filho para produtores rurais. O prefeito ainda visitou a II Feira de Artesanato de Trindade.
Em Araripina, Miguel participou de um ato de apoio organizado pelo prefeito Raimundo Pimentel e a ex-deputada estadual Socorro Pimentel. O evento foi prestigiado também pelo ex-prefeito de Araripina, Lula Sampaio, e diversos vereadores de municípios da região do Araripe.
Em todos os discursos, as lideranças do Araripe desabafaram sobre a falta de investimentos do Governo do Estado na região e a situação crítica de setores como a economia, infraestrutura e saúde. Miguel defendeu a unidade das oposições e de toda a sociedade para apresentar novas alternativas para liderar a recuperação do Estado. “Pernambuco estava parado, agora anda para trás. O que a gente ouve aqui em Araripina, em Trindade, em todo o Araripe, temos ouvido no Agreste, na Mata, na Região Metropolitana. É inadmissível que Pernambuco deixe de ser uma referência do Nordeste e amargue hoje a liderança no desemprego, na falta de investimento público. E não adianta chegar na véspera de eleição prometendo tudo, o que precisamos é apresentar um novo projeto que restaure Pernambuco e traga esperança para nossa gente”.
Presidente e o Poder Supremo continuarão em conflito permanente? Ou a chegada do conciliador André Mendonça pode viabilizar uma trégua entre os conflituosos poderes? São as dúvidas para 2022
A escolha do “terrivelmente evangélico” André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal pode ter sido um dos maiores acertos estratégicos de Jair Messias Bolsonaro. A leitura política correta de um simples culto de ação de graças pela posse do novo ministro indica que Mendonça tende a funcionar como um fator fundamental para a atenuar e reduzir os efeitos de uma guerra permanente que foi aberta entre o Poder Executivo Federal e o chamado Poder Supremo. Um sinal concreto de que uma trégua pode ser mediada por Mendonça foi a capacidade que ele já demonstrou de reunir, em um mesmo evento religioso, o Presidente Bolsonaro e o vice-decano do STF, Ricardo Lewandowski (um crítico natural de Bolsonaro, pois, curiosamente, é conhecido publicamente como um amigo/aliado do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva).
A pergunta que não quer calar: Será possível, viável politicamente, uma trégua entre Bolsonaro e o STF, em pleno ano (re)eleitoral de 2022? Nada indica que parem as provocações feitas por partidos de oposição ao presidente, via Judiciário. Pelo contrário, devem se intensificar, agravando a judicialização da política (ou da politicagem) – que é inimiga da institucionalidade democrática. Assim, é muito mais provável que fique mais tenso e intenso o confronto entre a cúpula (sem voto popular) do chamado “Poder Supremo” e o Presidente da República (o Poder Executivo legitimamente eleito para governar). A novidade é que ontem pisou no “tapetão” do STF alguém com o perfil “terrivelmente conciliador” de André Mendonça – cujo estilo é, claramente, conservador.
Curiosamente, a principal crítica que muitos bolsonaristas fizeram a Mendonça é que ele faz parte da chamada “Turma da Esplanada”. Ou seja, ele seria um membro legítimo do establishment da República. Acontece que aquilo que parece um fator crítico pode se tornar uma vantagem. Há 22 anos, Mendonça é um servidor da Advocacia Geral da União. A AGU é um dos pontos nevrálgicos da tecnoburocracia estatal brasileira. Opera diretamente dentro do Palácio do Planalto. Na prática, funciona como uma “defensora” do governo federal. A AGU já pode até pedir música no Fantástico da Rede Globo. O prêmio é dado a quem faz três gols num mesmo jogo. Não por coincidência, Mendonça é o terceiro membro da AGU emplacado no STF. Gilmar Mendes e José Dias Toffoli passaram por lá. Diferentemente de ambos, de quem é amigo pessoal, Mendonça é “funcionário” de carreira do poderoso órgão.
André Mendonça toma posse no STF exatamente no momento em que, estrategicamente, o Presidente Jair Messias Bolsonaro tem dado demonstrações objetivas de que escolheu como alvo político preferencial as críticas públicas contra as injustiças e abusos de poder cometidas pela tecnoburocracia judiciária. A decisão política de Bolsonaro se justifica porque a juristocracia já definiu, claramente, que ele deve ser desgastado ao máximo em sua governabilidade, para não ter capacidade de reeleição. Depois da radicalização de 7 de setembro e do recuo no discurso radical intermediado pela cartinha escrita junto com o ex-Presidente Michel Temer e a ligação de celular para Alexandre de Moraes (o que foi xingado de “canalha” nas manifestações), Bolsonaro retomou a ofensiva ao STF, diante do que considerou “novas interferências do Poder Supremo em decisões do Executivo”. Sinal disso é a recente bronca ao Supremo feita pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno.
Conseguirá André Mendonça o “milagre” de uma pacificação entre Bolsonaro e o Poder Supremo (que, neste caso, não é Deus, embora alguns integrantes da mais alta Corte pensem que são)? Ainda é cedo para garantir tal possibilidade. Mas ela tem tudo para se tornar concreta. Talvez não imediatamente. Mas se Bolsonaro conseguir a reeleição (totalmente possível, apesar dos ataques covardes e persistentes que ele sofre do establishment, do seu mecanismo, da extrema mídia e da “oposição” (perdida). Mendonça tem tudo para se tornar um ponto conciliador de inflexão no STF.
A pré-candidata a deputada estadual, Socorro Pimentel, esteve em Trindade e Araripina nesse sábado (17) acompanhando a comitiva do deputado federal Fernando Filho e do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho.
Em Trindade, Socorro Pimentel participou da abertura da II Feirart – uma iniciativa da Prefeitura de Trindade juntamente com o Sebrae – para mostrar os grandes talentos do artesanato trindadense. A feira tem mais de 20 expositores em diversas modalidades de artesanato como gipsita, madeira, couro e outros. Além da participação na feira, Dra Socorro também acompanhou a entrega de uma retroescavadeira e de 100 kits de irrigação – uma ação do deputado federal Fernando Filho.
Já em Araripina, aconteceu a plenária Por Pernambuco, que está percorrendo todo o Estado para debater os principais problemas e soluções que tragam esperança em um novo governo para o povo pernambucano. A plenária teve a participação do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, do vice Evilásio Mateus, do presidente da Câmara, Roseilton Oliveira, dos vereadores Doval da Saúde, Aurismar Pinho, Rodrigo Cobrinha, João Doutor, Luciano Capitão, Evandro Delmondes, Camila Modesto, Camila Sampaio e Kaligia Mateus, e do ex-prefeito Lula Sampaio.
“Pernambuco não aguenta mais tanto abandono com sua gente. Um projeto de poder que dura quase duas décadas. É impossível imaginar que haverá alguma mudança sem que seja através da alternância do poder. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, se apresenta e tem todas as credenciais para liderar este processo de mudança de Pernambuco. A nossa região do Araripe amarga o abandono do atual governo e o povo sofre. Com Miguel temos esperança em dias melhores para nossa gente”, disse Socorro Pimentel.
Uma jovem de 18 anos foi agredida e, em seguida, estuprada nessa sexta-feira (17), na cidade de Exu, no Sertão do Araripe. O suspeito de cometer o abuso é um homem de 24 anos.
De acordo com o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima deu entrada no hospital local com várias lesões no rosto. A equipe do 7º BPM se dirigiu à unidade médica após ter sido informada do fato por um vigia noturno.
A jovem informou aos PMs que o suspeito a chamou para procurar uma amiga em sua residência, e que ambos passariam na Vila Exu para ver se ela se encontrava no local. Lá, o homem alegou que a moto estava faltando gasolina. Nesse momento ele parou o veículo e tentou agarrar a vítima, que resistiu às investidas.
O agressor, então, empurrou a jovem e a agrediu com uma garrafa, fazendo-a desmaiar. Testemunhas afirmaram que quando estavam passando pela Vila Exu, ouviram uma pessoa gemendo, e ao se aproximar viram a vítima machucada e despida. Ela foi encaminhada ao hospital. O caso foi encaminhado para a delegacia de plantão de Araripina (PE), que deverá investigar o crime.
Projeto capitaneado pela Caixa deve oferecer valores de até R$ 15 mil com ‘juros suportáveis’; iniciativa será uma das apostas do Executivo para alavancar a economia
O governo federal prepara um novo programa de microcrédito voltado para micro e pequenos empreendedores e pessoas com o nome negativado no SPC e no Serasa. À Jovem Pan, pessoas próximas das negociações afirmaram que a linha vai liberar valores de até R$ 15 mil, usando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Estudos preliminares indicam a distribuição de até R$ 3 bilhões em meio aos esforços para dar tração à economia no próximo ano. A iniciativa será capitaneada pela Caixa Econômica Federal, com o apoio dos Ministérios da Economia, da Cidadania e do Trabalho e Previdência. A medida já está em fase de gestação há meses e deve ser anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início de 2022. Ao lado da distribuição do Auxílio Brasil com parcelas mínimas de R$ 400, o novo programa de microcrédito deve ser uma das grandes apostas da agenda econômica desenhada para alavancar a economia.
A iniciativa vai ser operacionalizada pelo Caixa Tem, a ferramenta digital do banco para a contratação de serviços e verificação de informações. Segundo dados da entidade, mais de 109 milhões de contas-poupança sociais digitais gratuitas foram abertas. O presidente do banco, Pedro Guimarães, chegou a comentar sobre o projeto em um evento realizado por entidades da construção civil em novembro, mas não ofereceu detalhes. A proposta é que sejam oferecidos “juros suportáveis” para o público de pequenos empreendedores e pessoas com crédito negativado como uma forma de garantir o retorno dos empréstimos. A proposta, no entanto, se choca com a trajetória de alta da Selic — a taxa básica de juros do Brasil — promovida pelo Banco Central (BC) na tentativa de trazer a inflação para dentro da margem da meta em 2022 e 2023. O Comitê de Política Monetária (Copom) subiu a taxa a 9,25% em 2021, com indicação de manter a trajetória de alta até 11,75% ao longo do próximo ano. Porém, segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ainda não está definido o patamar final do ciclo de escalada dos juros.
O novo programa de crédito terá o aval do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada e sem fins lucrativos que oferece proteção para investidores de instituições financeiras. Procurada para dar mais detalhes sobre a iniciativa, a Caixa afirmou que “a linha ainda está em fase de planejamento” e que “não tem condições de se manifestar no momento”. O Ministério do Trabalho e Previdência disse que “o governo vem efetuando estudos para lançar um programa de fortalecimento do microcrédito no país, priorizando o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda”. Segundo a pasta, os detalhes da medida “serão divulgados oportunamente”.
Na noite desse sábado (18), o prefeito de Araripina, Dr. Raimundo Pimentel, o vice Evilásio Mateus, e a pré-candidata a deputada estadual Socorro Pimentel, recepcionaram o prefeito de Petrolina no Araripe
Em visita ao Araripe nesse final de semana, o pré-candidato ao governo do estado e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), afirmou em entrevista exclusiva ao jornalista Roberto Gonçalves, da Rádio Arari FM, que o tempo do PSB à frente do governo de Pernambuco vai acabar no ano que vem.
“Não tem mal que dure pra sempre, uma hora esse tempo do PSB vai acabar e será no ano que vem. Não é uma questão pessoal a quem hoje ocupa o cargo, mas nos últimos oito anos, foi muito ruim para Pernambuco, e a gente precisa libertar o nosso estado desse atraso que a gente se encontra. A gente precisa mostrar que a política do trabalho, a política do resultado que Araripina conhece hoje, que Trindade está conhecendo, como a gente fez em Petrolina, ela tem uma força transformadora muito forte, e que a gente precisa agora contagiar todo o estado com essa perspectiva de retomada de crescimento. Então eu estou muito animado e confiante de que a cada nova cidade que a gente passa, mais e mais pessoas tem aderido a esse projeto que não é de um partido, é projeto de estado, um projeto por um Pernambuco melhor no futuro”, destacou.
Na noite de ontem, o espaço do Aplausos Shows e Eventos ficou lotado para ouvir as propostas de Miguel Coelho. Também participaram da plenária Por um Pernambuco Melhor, o deputado federal Fernando Filho, o prefeito de Araripina, Dr. Raimundo Pimentel, o vice Evilásio Mateus, e a pré-candidata a deputada estadual Socorro Pimentel.
Ouça abaixo a entrevista completa que será levada ao ar a partir das 7 da manhã dessa segunda-feira (20), no programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM.
Tocador de áudioUm motoqueiro quase causa uma tragédia nesse sábado (18), no centro da cidade de Ipubi, no Sertão do Araripe. De acordo com a 9ª CIPM, uma guarnição foi acionada por populares informando sobre um acidente de trânsito, no qual um piloto que vinha em uma moto, Honda CG, placa: PFE 9299, bateu em uma criança cadeirante que estava na praça Agamenom Magalhães.
Ainda segundo a Polícia Militar foi até o local e constatou a veracidade dos fatos.
O causador do acidente foi localizado e apresentava sinais de embriagues. Diante dos fatos ele foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil local – DPC e o veículo ficou apreendido.
Por Blog do Magno Martins
A prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho, solicitou a desfiliação do PSB. O pedido foi encaminhado ao diretório estadual há quase um mês.
A justificativa dada ao Blog é de que o governador Paulo Câmara (PSB) não visitou a cidade da Mata Norte do Estado nestes cinco anos de administração de Graça do Moinho. Seu ex-esposo, Carlinhos do Moinho, que foi prefeito de Carpina e Lagoa, falou em “desprestígio”.
O grupo político tem influência na região e decidiu caminhar com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), que é pré-candidato ao Governo de Pernambuco. A vereadora de Carpina e ex-deputada estadual Cassia do Moinho (DEM) também estará no palanque de Miguel no ano que vem.
O deputado federal Gonzaga Patriota acompanhou o governador Paulo Câmara em mais uma série de compromissos no interior do Estado. Dessa vez, a comitiva esteve nos Sertões do Pajeú e do Moxotó para anunciar novos investimentos previstos no Plano Retomada, anunciado em agosto, que destina R$ 5 bilhões, até o final de 2022, para projetos estruturadores no Estado.
A agenda da quinta-feira (16) teve início em Serra Talhada. Em seguida, passaram por Custódia para acompanhar o início dos testes de ampliação da estação de tratamento de água e vistoriar obras da PE-310. De Custódia, seguiram para Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e finalizaram os compromissos do dia em Quixaba.
Já na sexta-feira (17), a comitiva esteve em Ingazeira, Solidão, Tabira e Santa Terezinha para anunciar novas ações e investimentos para essas regiões. Foram destinados recursos para áreas estruturadoras como educação, infraestrutura e recursos hídricos.
Em todas essas cidades, o governador Paulo Câmara investiu mais de R$ 155 milhões em obras estruturadoras e vistoriou diversas ações em andamento.
“Foram dois dias bastante intensos, com muitos compromissos e anúncios, fortalecendo a nossa economia e o desenvolvimento do Estado. Fico muito feliz de presenciar os benefícios do Plano Retomada. O governador Paulo Câmara tem feito um excelente trabalho e olhado para os municípios pernambucanos”, disse Gonzaga Patriota.
Em Serra Talhada, aconteceu a inauguração do Instituto de Terapia Renal Alice Tôrres Pereira De Carvalho. Além disso, a comitiva vistoriou as obras de restauração da PE-365. Após, seguiu para Custódia, no Sertão do Moxotó, onde Paulo Câmara acompanhou o início dos testes da nova estação de tratamento de água, que aumentará o volume ofertado à população de 40 para 80 litros por segundo. Ele também assinou ordem de serviço para implantação da subadutora entre a estação de tratamento de água e o reservatório Chapéu de Couro. Finalizando os compromissos no município, Paulo Câmara vistoriou o andamento das obras de implantação e pavimentação da PE-310.
Prosseguindo com a agenda, o governador anunciou uma série de investimentos para o município de Calumbi, começando pela autorização para contratação da empresa que vai elaborar o projeto de implantação da PE-357. Foi assinado ainda um convênio para pavimentação de diversas ruas do município, no valor de R$ 500 mil, e uma ordem de serviço para obra de requalificação do terminal rodoviário do município, orçada em R$ 320 mil. Em Santa Cruz da Baixa Verde, a capital da rapadura, Paulo Câmara oficializou a reconstrução da PE-365, um dos principais corredores viários do Sertão. As intervenções já foram iniciadas, no trecho de 32,4 quilômetros que faz a ligação do município com as cidades vizinhas de Serra Talhada e Triunfo. O investimento é de R$ 27,8 milhões e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final do segundo semestre de 2022.
Já em Triunfo, o governador Paulo Câmara mais uma unidade da Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). Foi assinado ainda convênio para pavimentação de diversas ruas do município e o termo de licitação para o projeto e construção da passagem molhada na comunidade da Pedra D’água, distrito de Jericó. Paulo Câmara finalizou a agenda de compromissos desta quinta-feira no município de Quixaba, onde assinou ordem de serviço para ampliação do abastecimento, com a implantação da estação elevatória de água bruta intermediária, que possibilitará aumento da vazão de produção de água em até 40%.
No segundo dia de compromissos no Sertão do Pajeú, o governador Paulo Câmara esteve em Ingazeira, anunciando investimentos para melhoria da malha viária do Estado. Ele assinou ordem de serviço do projeto de implantação e pavimentação dos 16 quilômetros da PE-283, a partir da cidade, passando pelo povoado de Caiçara e seguindo até o entroncamento da PE-275. Em seguida, Paulo Câmara esteve na cidade de Solidão, onde autorizou licitação para interligação do Sistema Adutor do Pajeú ao Sistema Adutor Zé Dantas, que prevê a eliminação do rodízio de abastecimento na cidade.
Em Tabira, o governador autorizou a licitação para contratação da empresa responsável pela obra de restauração de um trecho com 16 quilômetros da PE-304, situado entre Tabira e o distrito de Água Branca. Em seguida, Paulo Câmara visitou o município de Santa Terezinha, e anunciou repasses na área da assistência social. Entre eles, R$ 65 mil para manutenção do CRAS e do CREAS e R$ 6 mil para pagamento do benefício eventual e investimentos, por meio de cofinanciamento, para a reabertura da cozinha comunitária na cidade.
De acordo com Marcelo Queiroga, o objetivo da medida é ampliar a proteção da população contra a variante Ômicron, que já foi identificada em diversos Estados nos últimos dias
Marcelo Queiroga, responsável pelo Ministério da Saúde, anunciou, na tarde deste sábado, 18, que o intervalo para aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 foi reduzido de cinco para quatro meses em todo o Brasil. De acordo com o ministro, o objetivo da medida é ampliar a proteção da população contra a variante Ômicron, que já foi identificada em diversos Estados nos últimos dias. “Para ampliar a proteção contra a variante Ômicron vamos reduzir o intervalo de aplicação da 3ª dose de cinco para quatro meses. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco. A portaria com a modificação será publicada na segunda-feira. Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, escreveu Queiroga, em sua rede social.
Mais cedo, o ministro da Saúde havia comunicado, em entrevista coletiva, que a decisão sobre o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos só será tomada em 2022, a partir do dia 5 de janeiro. O posicionamento de Queiroga acontece dois dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para esta faixa etária. O ministro, entretanto, afirmou que o procedimento será adotado porque “a introdução desse produto no âmbito de uma política pública requer uma análise mais aprofundada.”
O governador Paulo Câmara vai receber na próxima terça-feira (21.12), às 11h, a família da menina Beatriz, assassinada há seis anos, em Petrolina, no Sertão do Estado. Além do governador, participarão da audiência o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e o chefe de Polícia Civil, Nehemias Falcão.
Os pais de Beatriz, que estão em uma caminhada de Petrolina ao Recife, foram contatados pelo Gabinete do Governador que informou a data da audiência e colocou transporte à disposição para o trajeto até a capital pernambucana.
Beatriz Angélica Mota tinha sete anos quando foi assassinada a facadas durante uma festa na escola onde estudava. Uma força-tarefa da Polícia Civil investiga o caso.
Visitas: 65708
Usuários Online: 1