No programa Debate Geral da Rádio Arari FM de sábado (30), o Jornalista Roberto Gonçalves teve uma conversa edificante com o diretor presidente da ONG Patrulha Ambiental Intinerante Markel Jacob Pereira e o Secretário Executivo do Ministério de Fiscalização Ambiental de Araripina, Rubeni Cunha, debateram vários assuntos que afetam a natureza, um dos assuntos em destaque foi a recente apreensão de aves silvestres na região. Cerca de 340 papagaios, entre eles, 3 araras. A detenção aconteceu durante uma Blitz da Polícia Militar na BR 316.
?Recebi uma ligação do Delegado George me falando sobre o ocorrido naquela sexta-feira, antes conversei com o secretário Rubeni, pedindo para arrumar um local adequado para colocar os papagaios, tivemos todo cuidado com as preliminares. A gente precisava preparar um espaço, porque temos o costume de receber 10, 20 papagaios, mas em contato com a CPRH de Araripina solicitamos orientações, foi preciso ensinar mais pessoas para ajudar a dar comida pra eles, então resgatamos os animais e levamos para um lugar adequado, recebemos recursos para alimentação e fizemos tudo junto com a equipe da Agência Municipal de Meio Ambiente e integrantes da Patrulha Ambiental?, contou Markel.
Os bichos estavam em um caminhão que durante uma blitz não obedeceu a ordem de parada da Polícia Militar, mas que foi alcançado em diligências. Tudo foi feito na tentativa de salvar todas as aves, mas infelizmente 31 foram encontradas mortas, de acordo com Markel.
?Infelizmente foram somados 310 e 31 foram encontrados mortos, eles chegaram em Recife transportados sob os cuidados de uma equipe da Agência do Meio Ambiente de Caruaru, tomamos todos os cuidados para evitar chuva ou frio, na tentativa de salvar estes animais e graças a Deus, dois dias depois, fomos informados pela CPRH que os papagaios que resgatamos e cuidamos estavam vivos?, disse ele.
Visitas: 65467
Usuários Online: 1