Após a repercussão de alguns vídeos que circularam nas mídias sociais, de um homem que fingia ser cadeirante na Avenida Adolfo Viana em Juazeiro (BA), na última sexta-feira (10), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) emitiu uma nota de repúdio contra o farsante.
Nos vídeos (link abaixo), o homem se passa por uma pessoa com deficiência, usando uma cadeira de rodas, atrapalhando o trânsito. Para tentar ajudar, um policial chega a descer da moto para auxiliar o falso cadeirante a atravessar a rua.
Em um dado momento, ele simplesmente levantou-se da cadeira e saiu andando, como se nada tivesse acontecido, deixando a cadeira em via pública, atrapalhando o trânsito mais uma vez.
O CMPD de Juazeiro lamentou a situação, e considerou a atitude de ?extremo desrespeito? contra a pessoa com deficiência. ?O Conselho não tolera a violação de direitos e atuará incansavelmente para reprimir e punir o preconceito, a discriminação e qualquer outro desrespeito aos direitos e garantias constitucionais?, disse a nota.
O Conselho lembrou ainda que a Lei Brasileira de Inclusão estabelece, em seu artigo 88, que é crime ?praticar, induzir ou incitar a discriminação de pessoa em razão de sua deficiência?. A pena de reclusão é de um a três anos, e multa.?
Visitas: 64530
Usuários Online: 1