Uma novidade movimenta a cena política em Araripina, no Sertão de Pernambuco. O ex-prefeito da cidade gesseira, Lula Sampaio (PSB), e sua ex-secretária de Educação, Luiza Francelino, estão comemorando mais uma absolvição a que tiveram direito. Os dois eram acusados de desvios de dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb 60), nos exercícios de 2009/2010.
A Ação Civil de Improbidade Administrativa foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e tramita com o processo de Processo de Número 08004413-10 2017.4.05.8309.
Segundo aliados do ex-prefeito, que ainda comemoram, o juiz substituto da 27° Vara Federal de Ouricuri julgou as acusações improcedentes. Mesmo respondendo a outras pendengas judiciais, Lula comemorou muito a decisão.
Em 2012, quando ainda era prefeito de Araripina, Lula foi afastado das funções porque as investigações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado encontraram várias irregularidades nas contas do município.
Como referência
Em Vitória de Santo Antão, uma boa notícia de reconhecimento. O prefeito Paulo Roberto (MDB) e o vice, Edmo Neves (PTB), vão receber pessoalmente técnicos da Organização Pan-americana de Saúde, ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Eles chegam ao município para uma troca de experiências sobre as práticas do município na resposta à Covid-19.
Avante chega junto
O presidente nacional do Avante e presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Luis Tibé, o deputado André Janones e a vice-líder da legenda na Câmara Federal, cumprem agenda no Recife hoje. Entre os compromissos, uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB). A sucessão eleitoral vai à mesa.
A estrada de Babá Ferraz
A famosa PE-390, que liga os municípios de Floresta e Serra Talhada, no Sertão, agora se chama Rodovia Bartolomeu Ferraz. Babá Ferraz, como era conhecido, era político reconhecido na região de Floresta, onde exerceu reconhecida liderança na Câmara Municipal da cidade pelos três mandatos que exerceu. Em um dele, Babá assumiu a presidência da Casa Benício Ferraz. O projeto foi do deputado Fabrízio Ferraz.
Mais um
O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos (PSDB), usou suas redes sociais para divulgar que teve o seu WhatsApp clonado. No comunicado, o prefeito diz que o criminoso está tentando aplicar golpe, solicitando dinheiro de seus contatos. “Por favor, não caiam no golpe, já estou tomando as medidas judiciais necessária“, afirmou o prefeito.
A bronca de Itapissuma
Repercute com força em Itapissuma o afastamento do prefeito Zé de Irmã Teca (PSD). A Operação Dragão do Mar 2, da Polícia Civil, investiga crimes de corrupção, fraude em licitação, dentre outros. Vinte e três servidores do município também foram afastados. Não foi a primeira vez que Zé de Irmã Teca foi afastado. Em 2019 se investigou um desvio de R$ 10 milhões e a operação culminou com seu afastamento, mas ainda assim ele foi reeleito em 2020 para o seu segundo mandato.
Visitas: 63786
Usuários Online: 1