No aniversário de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) recebeu um bolo indigesto. Um grupo de professores se mobilizou na manhã da quarta-feira (16) para cobrar dele o pagamento de 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Os manifestantes fizeram um ato pacífico em frente a um outdoor que continha as frases “Prefeito cumpra a lei”, “o dinheiro está na conta” e “60% é dos professores”.
Vestidos de preto, os profissionais escolheram o dia do aniversário de 26 anos de emancipação política do município para realizar o protesto.
Os professores pediram que o gestor cumpra a lei federal, que determina que os prefeitos tenham cautela quanto ao uso dos recursos, até o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifestar a respeito do tema.
Em decisão publicada no dia 5 de maio, o TCU, por meio do Acórdão 1.039/2021, determinou que Municípios e Estados não utilizem os recursos de precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas/previdenciários e remunerações ordinárias dos profissionais do magistério.
Caiu fora
O jornalista Fernando Veloso, vice-prefeito de Goiana, anunciou sua desfiliação do Diretório Municipal dos Democratas. Na carta ele diz que já passou da hora do DEM sair de um governo que jogou o país na maior crise de sua história. “Crise na saúde, omissão na pandemia, falta de respeito com o país e desrespeito com as instituições”, afirmou.
Anulou
A Câmara Municipal de Cabrobó seguiu o exemplo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e também decidiu anular o polêmico processo licitatório de locação de veículos para os vereadores. A decisão da presidência da Mesa Diretoria foi publicada no Diário Oficial do município na última segunda-feira (14). Pelo contrato, o aluguel seria de seis meses. O pagamento mensal pela locação dos veículos sairia por R$ 26.650,00 – totalizando R$ 159.900,00 até o final. O problema é que a notícia, publicada nesta coluna, repercutiu negativamente na cidade, que passa pela grave pandemia de Covid-19, enquanto a Câmara de Vereadores estaria fazendo um gasto considerado desnecessário.
Partida sentida
Comoção e tristeza por toda a cidade. Foi esse o cenário ontem (16) com a morte do prefeito de Lajedo, Adelmo Duarte (PSD), 72 anos. Depois de um infarto, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Era sua terceira gestão à frente da prefeitura.
A volta do que não foi
Candidato a prefeito de Petrolina pelo PSOL nas últimas eleições municipais, quando obteve 1.316 votos, o polêmico Dr. Marcos Heridijânio está fazendo o caminho de volta. Ele confirmou que deverá retornar ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas agora diz esperar um melhor tratamento por parte da legenda. Segundo Dr.Marcos, o fato de ter aceitado o convite do PSOL para encabeçar a chapa majoritária no ano passado não implicou, em hipótese alguma, de que estaria aborrecido com seu antigo partido. “Eu fui para PSOL como petista ainda”, afirmou.
Visitas: 65637
Usuários Online: 1