O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa o último Recurso Especial Eleitoral que trata da inelegibilidade do prefeito da cidade de Pesqueira (PE), Cacique Marquinhos Xucuru (Republicanos). Marquinhos venceu as eleições municipais de 2020 com 51% dos votos válidos. Mas, desde então, enfrenta na justiça a decisão se vai, ou não, continuar no cargo.
O republicano foi condenado em 2° instância em 2015 por envolvimento em um incêndio em uma residência no ano de 2003 na cidade. Por enquanto, a votação no TSE começou em baixa. Para o relator do caso, o ministro Sérgio Banhos, a condenação foi legítima, e por isso votou contra o recurso apresentado pelo candidato.
Restam os votos de Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luiz Felipe Salomão e Mauro Campbell. O julgamento tem como prazo final o dia 17 de junho. O presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso, também do Republicanos, foi quem assumiu a prefeitura de forma interina.
Visitas: 65964
Usuários Online: 1