Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

Garimpeiros jogam bombas em comunidade na região alvo de ataques na Terra Yanomami, diz Associação

Publicada em 08/06/21 às 20:12hwww.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA)

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Garimpeiros jogam bombas em comunidade na região alvo de ataques na Terra Yanomami, diz Associação
 (Foto: www.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA))

Garimpeiros atacaram com bombas de gás a comunidade Maikohipi, na região de Palimiú, alvo de conflitos na Terra Indígena Yanomami. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (7), pela Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Até o momento, não há informações sobre feridos. O ataque aconteceu na madrugada do último dia 5. Indígenas que vivem em Maikohipi, relataram que o grupo de garimpeiros chegou dividido em quatro barcos, invadiu a comunidade e atirou as bombas que "que soltavam gás e fazia arder os olhos".

"Assistindo o início do ataque, os Yanomami tiveram de se refugiar no mato antes de os garimpeiros entrarem na sua comunidade"

A região fica às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, Norte de Roraima, e é rota usada por garimpeiros que entram ilegalmente na Terra Yanomami. No dia 10 de maio, invasores à bordo de um barco, abriram fogo contra a comunidade Palimiú, próxima à Maikohipi, e a partir daí houve uma sucessão de ataques.

O relato das lideranças indígenas foi repassado à Hutukara por telefone. Nessa segunda-feira, foi encaminhado um ofício com pedido de segurança à Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal, Exército e Ministério Público Federal. O G1 procurou os órgãos e aguarda retorno.

O documento, assinado pelo vice-presidente da HAY, Dário Kopenawa Yanomami, afirma que relato dos indígenas protesta contra a situação de insegurança vivida na região por conta da presença na Terra Yanomami, apesar de todos os avisos.

"Diante disso, mais uma vez, insistimos para que continuem atuando para impedir o avanço da atividade ilegal e a consequente espiral de violência, para garantir a segurança às comunidades indígenas no Palimiu, e na Terra Indígena Yanomami, com a presença constante das forças públicas de segurança e fornecimento contínuo de apoio logístico para operações", pede a HAY no documento.

Guerreiro Yanomami na comunidade Palimiú — Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica

Guerreiro Yanomami na comunidade Palimiú — Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas. Cerca de 27 mil indígenas vivem na região, alvo de garimpeiros que invadem a terra em busca da extração ilegal de ouro.

Em 2020, o ano da pandemia, o garimpo ilegal avançou 30% na Terra Yanomami. Só o rio Uraricoera concentra 52% de todo o dano causado pela atividade ilegal.

A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

Em 24 de maio, uma decisão do Supremo Tribunal Federal ordenou que o governo federal adotasse medidas para proteger a Terra Yanomami. Antes, uma outra medida judicial determinou o envio de efetivo armado para que ficasse de forma permanente em Palimiú, o que não ocorreEntre os dias 12 de maio e 4 de junho, sete garimpos ilegais foram desativados durante operação do Exército na região de Palimiú. A operação, segundo o Exército, teve como foco "investigar as ações de garimpeiros ilegais contra a comunidade indígena e combater os crimes ambientais de garimpo que provocavam a degradação do meio ambiente no entorno de Palimiú".





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 64046

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD