Pernambuco começou a distribuir, neste domingo (2), as 14,6 mil doses de CoronaVac enviadas nesse sábado (1) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Petrolina irá receber 110 doses. Desse total, 80 doses são para idosos de 70 a 74 anos e 30 doses são para idosos de 75 a 79 anos.
Este foi o 15º lote de vacinas a chegar a Pernambuco e o segundo a contar exclusivamente com o insumo produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Os insumos serão utilizados para continuar a aplicação de segundas doses do imunizante em idosos, já que, devido à escassez desse tipo de vacina, houve falta em algumas cidades. De acordo com a SES, as doses serão aplicadas em pessoas com idades entre 70 e 79 anos.
O ideal é que o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose seja entre 21 e 28 dias. No entanto, não há prejuízo à imunização caso haja atraso. De acordo com o governo de Pernambuco, a falta de doses ocorreu, principalmente, devido ao envio de um lote de vacinas com um déficit de 91,6 mil doses de CoronaVac, em relação ao esperado pela SES.
Além disso, houve, anteriormente, uma recomendação do Ministério da Saúde para que os municípios não reservassem doses de vacinas para a segunda dose, mas utilizassem todas para primeira. A recomendação foi suspensa posteriormente.
Visitas: 63813
Usuários Online: 1