Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), está intensificando a operação de recolhimento de animais de grande porte encontrados soltos pelo centro e bairros da cidade. A ação é educativa e preventiva, e visa dar mais segurança à população.
As equipes pedem que os donos de cavalos, jumentos, bois, bodes, ovelhas, porcos entre outros, não criem esses animais soltos, porque põe em risco a saúde e a integridade física tanto deles quanto da própria população. A equipe da SEMAURB realiza rondas de segunda a sábado e recolhe animais que estejam perambulando nas vias e logradouros públicos.
Os dados mostram que são de 8 a 10 animais recolhidos por semana, cerca de 40 por mês, a maioria jumentos e éguas com crias. A SEMAURB explica que os animais que estejam amarrados não são apreendidos. Depois de recolhidos das ruas, os animais são levados para um curral do município localizado no bairro São Geraldo, onde ficam temporariamente por três dias, até que o proprietário seja localizado e retire o animal, após pagar multa no valor de R$ 126,27.
Depois desse prazo, se o dono não for localizado ou não procurar a SEMAURB para regularizar a situação, os animais são encaminhados para um curral localizado no distrito de Carnaíba do Sertão, onde permanecem por noventa dias. Após esse período, de acordo com o artigo 75 da Lei 018/2016, o Código de Polícia Administrativa do Município, a Prefeitura tem autorização para encaminhar o animal para instituições ou entidades filantrópicas ou de pesquisa.
Denúncias
A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública entrando em contato pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à SEMAURB, localizada à rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
Visitas: 63625
Usuários Online: 1