Hoje, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão deu iniciou ao programa Farmácia Viva. O objetivo é estimular a produção de plantas medicinais e fitoterápicos para ofertar como opção de tratamento nas unidades básicas de saúde.
O programa começou a ganhar forma neste mês de abril e conta com a instalação de um horto matriz, implantado no Parque de Exposições Municipal, no loteamento Conceição II. A intenção é que sejam cultivadas inicialmente 10 espécies de plantas medicinais, como o alecrim-pimenta, a hortelã de folha miúda e o chambá. Assim, será possível, em um futuro próximo, produzir 2 mil fitoterápicos por mês, os quais serão utilizados no tratamento de diversas condições de saúde na atenção primária.
Por meio do Farmácia Viva é realizado todo o processo da transformação da planta em medicamente fitoterápico, desde o cultivo da planta medicinal, passando pela colheita, a triagem, a secagem até a obtenção dos extratos. Além do horto matriz, também está prevista a implantação de canteiros nas unidades de saúde. Nestes locais, a população vai ter acesso a planta medicinal “in natura” com orientações adequadas para seu uso. Dois dos postos a receber o Farmácia Viva já foram escolhidos, o de Pirituba, na Zona Rural, e o do bairro de Conceição. À medida que a execução do programa for avançando, outros locais serão definidos.
O programa também possibilita a compra, pela Prefeitura, de fitoterápicos industrializados, para distribuir aos vitorienses, dentre eles a aroeira e o xarope de guaco. “Com o Farmácia Viva, conseguimos garantir mais uma possibilidade de opção de tratamento terapêutico para a saúde dos vitorienses, sendo uma alternativa mais natural e próxima da cultura popular”, comemora o Secretário de Saúde, Eudes Lorena.
A unidade do Farmácia Viva recebeu o nome em homenagem ao dentista Dr. Fausto Ribeiro Tenório. “Além desse projeto ser importante pelos benefícios que trará a população também ganha relevância por homenagear um vitoriense que tanto contribuiu para a cidade, como Dr. Fausto”, pontua o prefeito, Paulo Roberto.
Visitas: 64683
Usuários Online: 1