O prefeito de São José do Belmonte (PE), no Sertão Central, Romonilson Mariano (PSB), disse que não existe celeuma na cidade pelo fato de defender a abertura do comércio. “É confortável para quem é servidor público e recebe seu salário em dia, pedir o fechamento do comércio, mas para grande parte da população, essa é a única forma de levar o pão para sua família e são estas pessoas que defendo“, declarou.
No último dia 12 de março, em um comentário na live feita pelo presidente Jair Bolsonaro no Facebook, o gestor escreveu que no município administrado por ele nada seria fechado, o que iria contrariar o decreto do governador Paulo Câmara, que determinou o fechamento do comércio em todo o território estadual e irritou uma parte da população.
No entanto, dias depois, o gestor decidiu acatar a determinação do governador e permitir apenas os serviços considerados essenciais pelo decreto. Mas continuou defendendo a abertura do comércio. Ele disse que o município tem uma equipe preparada, além de toda estrutura para passar pela crise, mas que “não pode sacrificar um pequeno comércio que não apresenta grande fluxo de pessoas e que significa grande parte da renda do município“.
“Se eu fosse egoísta estaria tranquilo, pois o meu estabelecimento comercial está incluído entre os itens de primeira necessidade, mas me preocupa os pequenos comerciantes e os trabalhadores informais, que precisam do comércio para sustentar suas famílias, e Belmonte não tem grande fluxo de gente nas ruas como as cidades maiores”, argumentou, afirmando que não há celeuma no município.