Prefeitos do Sertão do Pajeú entraram em entendimento e decidiram que juntos promoverão lockdown em suas cidades com duração de 5 dias, de 24 a 28 de março. Os prefeitos entenderam que está em curso um colapso iminente no sistema de saúde que afeta a todos.
O governador Paulo Câmara (PSB) garantiu apoio da Polícia Militar para que os decretos dos prefeitos unidos sejam respeitados. Ficou acertado que apenas farmácias e postos de combustíveis irão funcionar. A decisão vai atingir 12 municípios do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Tabira, Solidão, Carnaíba , Tuparetama, São Jose do Egito, Brejinho, Ingazeira, Iguaracy, Quixaba, Itapetim, Santa Terezinha e Sertânia.
Cinco cidades dessa região do Sertão ficaram de fora nesse primeiro momento, mas poderão aderir pelos próximos dias. São elas: Serra Talhada, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.
A totalidade dos municípios que aderiram não foi alcançada porque a articulação não passou pelo Consórcio de Prefeitos, o Cimpajeú, mas pela 3° Circunscrição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Foi a gestão passada
A Prefeitura de Bezerros realizou auditoria interna de transparência da Covid-19 e atualizou os números no município. Foi constatada disparidade nos dados contabilizados pela gestão anterior, junto à IV Gerência Regional de Saúde e a equipe técnica da secretaria. A auditoria mostrou graves falhas na transparência das informações fornecidas para a população em 2020. Segundo a prefeitura, foi identificada ainda a existência de cinco mortes e vinte casos confirmados não contabilizados – além de outras falhas.
O outdoor contra o governador
Centenas de pessoas se reuniram pelas ruas e pararam em frente à prefeitura de Pesqueira para protestar contra as medidas restritivas do Governo de Pernambuco. Ainda em protesto, a Associação Comercial e a CDL da cidade patrocinaram um outdoor contra o governador Paulo Câmara com a foto do chefe do governo e o texto: “Governador, você não é essencial. Queremos trabalhar”.
Desemprego em Caruaru
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), já se prepara para enfrentar a onda de desemprego na cidade. No último sábado, apareceram várias faixas alertando sobre o desemprego que vai chegar por conta da quarentena decretada em todo o Estado. Dois protestos já foram registrados na cidade com promessas de novos eventos esta semana.
Sem fogos
Em Trindade, a câmara de vereadores aprovou um Projeto de Lei que proíbe a soltura de fogos com barulho e grandes estampidos em todo o território do município. O projeto agora segue para sanção do poder executivo municipal. Entidades de defesa animal do município aprovaram em peso a iniciativa.
Estado de alerta
Os prefeitos da Rede de Saúde PEBA (Pernambuco-Bahia) estão apreensivos. É caótico o cenário das UTIs na Rede em relação ao novo coronavírus (Covid-19). Na tarde desse domingo (21), este colunista confirmou que já existe uma lista de espera de 44 pacientes para as UTIs. São 26 pacientes da Bahia e 18 de Pernambuco. Na prática isso significa que são bastante elevadas as chances de um desses pacientes com Covid-19, em estado mais delicado, vir a óbito por falta de vaga nas UTIs.
Visitas: 66393
Usuários Online: 1