Realizado anualmente em Serra Talhada desde 1994, o evento “Tributo a Virgulino – A celebração do Cangaço” terá um formato diferente em 2021, por conta da pandemia da Covid-19. A programação, focada nas diversas linguagens artísticas e culturais do Sertão, vai acontecer de 26 a 28 de fevereiro, com transmissão pelo canal do YouTube do grupo Cabras de Lampião.
Na grade de atrações estão palestras, apresentações de grupos de xaxado (dança típica dos cangaceiros), pastoril, capoeira e uma celebração religiosa. Na abertura, o escritor e pesquisador do Cangaço Anildomá Willians de Souza abre o ciclo de palestras, a partir das 19h. Ele vai abordar o tema “Lampião e o Sertão do Pajeú”.
O encerramento, na manhã do domingo, dia 28, contará com uma missa celebrada pelo padre Josenildo, que será um dos pontos altos da programação. No ofertório serão postos no altar os adereços de cangaceiros, como cartucheiras, embornais, as alpercatas e o típico chapéu. Estão confirmadas participações de diversos grupos e artistas, entre eles, Mestre Assisão, Banda de Pífanos Travessão do Caruá, Naldinho Carvalho e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.
Visitas: 67454
Usuários Online: 1