Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

Vereadora Cristina Costa promoverá a partir de amanhã programação para debater direitos das mulheres negras

Publicada em 05/07/20 às 22:03hwww.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA)

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Vereadora Cristina Costa promoverá a partir de amanhã programação para debater direitos das mulheres negras
 (Foto: www.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA))

Com a questão dos direitos do povo afro mais uma vez na vitrine mundial, a vereadora de Petrolina Cristina Costa promoverá uma programação destinada a dar visibilidade às pautas das mulheres negras. Batizado de ‘Julho das Pretas’, o evento ocorrerá durante este mês com lives trazendo representantes do Movimento, de feministas e de associações de mulheres.

A programação virtual começará nesta segunda-feira (6), às 18h, com uma conversa sobre políticas públicas para as mulheres negras, com a socióloga e militante do Movimento Negro, Sônia Ribeiro. Além dela, Cristina ainda conversará com a coordenadora da Associação das Mulheres Rendeiras do José e Maria, em Petrolina, e licenciada em Letras, Márcia Alves, e a advogada sanitarista, feminista negra e Yabassé nagô, Vera Baroni.

O Julho das Pretas é uma referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Segundo a vereadora, “é um espaço para discutirmos as peculiaridades que envolvem a vida das mulheres negras do nosso país e também da nossa cidade. Desejo que seja um espaço educativo que permita a voz e vez das mulheres negras”, pondera Costa.

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

Em 1992, as mulheres negras – latinas e caribenhas – organizaram seu primeiro encontro em Santo Domingos, na República Dominicana, onde discutiram sobre machismo, racismo e formas de combatê-los. A partir dessa data surgiu uma rede de mulheres que permanece unida até hoje. Do encontro, nasceu também o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, lembrado em todo 25 de julho, data que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas ainda em 1992.

No Brasil, a então presidente Dilma Rousseff transformou a data em comemoração nacional desde 2014, quando foi determinado que 25 de julho se tornaria o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – em homenagem à líder quilombola que viveu no século XVIII e foi morta em uma emboscada. Esposa de José Piolho, Tereza se tornou rainha do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, quando o marido morreu, e acabou se mostrando uma líder nata: criou um parlamento local, organizou a produção de armas, a colheita e o plantio de alimentos e chefiou a fabricação de tecidos que eram vendidos nas vilas próximas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 65299

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD