Entidades de imprensa pediram à Justiça Federal, nesta terça-feira (30), a concessão de liminar para que o governo federal garanta medidas de segurança aos jornalistas que acompanham a agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), principalmente no Palácio da Alvorada. O pedido será analisado pela 1ª Vara Federal Cível do DF.
A medida ocorre após veículos de imprensa deixarem a cobertura diária no local por serem alvos de ofensas de apoiadores do presidente (veja mais abaixo).
Na ação, os órgãos pedem o isolamento de, no mínimo, dez metros, entre o local reservado aos profissionais e aos apoiadores, entradas e saídas diferentes para os dois grupos e um detector de metais próprio para a área de imprensa. Além disso, em caso de ofensas ou agressões aos jornalistas, solicita a identificação dos agressores e o encaminhamento à Polícia Militar do Distrito Federal.Por fim, a ação pede que o presidente seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos, por conta de ofensas proferidas contra a categoria. Acionados pelo G1, o Palácio do Planalto e a Advocacia-Geral da União (AGU) não haviam se manifestado até a última atualização desta reportagem.Na ação encaminhada à Justiça Federal, as entidades afirmam que, desde a cobertura da posse de Bolsonaro, "já houveram diversos relatos sobre o tratamento abusivo para com os profissionais de imprensa, que foram obrigados a observar um rígido e injustificado protocolo de segurança que resultaram, dentre outras consequências, na privação à água e em um aviso inoportuno de se evitar 'movimentos bruscos', sob o risco de serem alvejados por atiradores de elite".
"Hoje, verifica-se a nítida relação conflituosa do Senhor Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, com os veículos de imprensa que, em algum momento, publicaram críticas ou opiniões duras em face do Governo Federal, ou ainda que exponham à população fatos sensíveis atrelados à lisura de sua atuação à frente do Poder Executivo Federal do Estado Brasileiro", aponta o documento.
Visitas: 65679
Usuários Online: 1