Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

Grandes Personalidades do Nordeste serão temas de lives lançadas pela Fundaj

Publicada em 18/06/20 às 07:13hwww.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA)

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Grandes Personalidades do Nordeste serão temas de lives lançadas pela Fundaj
 (Foto: www.rppanoramacom.br( JOTHA SILVEIRA))

Em um movimento de valorização da história nordestina, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança a série ‘Grandes Personalidades do Nordeste’. O projeto é um conjunto de sete biografias como as de Padre Cícero, Zumbi dos Palmares e Nísia Floresta. Lampião é tema da primeira edição, nesta quinta-feira (18), com o palestrante e pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, que é especialista no tema cangaço. Elas vão ao ar toda quinta-feira, começando de amanhã, às 17h, no perfil do Instagram @FundajOficial.

Para Mario Helio, diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, o especial tem como intuito destacar figuras nordestinas a partir do acervo da Fundação. “A série vai destacar alguns dos nomes que fizeram a cultura nordestina ir além da cana-de-açúcar e dos verdes mares bravios de sua terra. Nas palestras, sempre que possível, utilizaremos o acervo da Fundaj, em especial, o disponível no Centro de Estudos da História Brasileira. O mesmo servirá não apenas para ilustrar as conferências, como também de apoio vivo e de qualidade”.

O Rei do Cangaço é natural de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú. Lampião viveu apenas quarenta anos e fez-se uma lenda. Morto, é fonte de permanentes pesquisas, estudos, leituras e releituras de um tempo em que no Brasil imperava mais a força do que a lei em si. “Uma grande diferença que Lampião carregava em relação aos outros cangaceiros era a sua combinação paradoxal. Apesar de ser um homem viril e brutal, ele também costurava e bordava com primor. Dessa forma, ele impactou fortemente a estética do cangaço”, destacou o pesquisador Frederico Pernambucano de Mello.

Nessa primeira palestra, o público conhecerá as “faces” do nordestino e a importância do movimento ao qual fazia parte. Mediada pelo jornalista Marcelo Abreu, a programação se dividirá em: origem do cangaço, revoluções históricas, e a figura de Lampião nesse contexto. O cangaço será apresentado como uma insurgência coletiva, grupal, armada, e meta racial; e Lampião, como uma espécie de rei que impunha seu reinado pela força. Apesar disso tinha um lado sensível à arte, pois quando menino aprendeu a ser alfaiate. (Fonte: Diário de Pernambuco)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 64709

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD