Uma tecnologia avançada para o tratamento de pacientes com lesões crônicas, diabéticas, traumáticas ou cirúrgicas, que não responderam aos métodos convencionais, foi implementada pelo Hospital Regional Inácio de Sá (Hris), em Salgueiro.
O hospital disponibilizou a técnica de matriz fibrina em seu ambulatório de estomaterapia, com apoio do Laboratório de Clínicas da unidade, promovendo a cicatrização e regeneração dos tecidos de forma eficaz.
Trinta pacientes já foram beneficiados pela tecnologia desde a implementação, em novembro de 2024. Os resultados positivos proporcionam conforto e qualidade de vida às pessoas atendidas pelo hospital, além da redução de custos para a instituição de saúde.
Os profissionais de enfermagem do Hris passaram por capacitação com especialistas da área para garantir a segurança na manipulação da matriz fibrina, uma rede de proteínas que se forma durante a coagulação do sangue, fundamental para o processo de cicatrização,
“A matriz de fibrina é uma técnica que usa fração de fibrina do sangue centrifugado para tratar feridas e outras condições. A Fibrina Rica em Plaquetas é um concentrado plaquetário que usa uma matriz de fibrina para liberar fatores de crescimento de forma prolongada”, explica a coordenadora do Ambulatório de Estomaterapia do Hris, Lívia Maria.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 63345
Usuários Online: 1