A governadora Raquel Lyra decretou nesta terça-feira, 21, situação de emergência em Salgueiro e outros 117 municípios de Pernambuco, por conta da grave escassez de chuvas e os impactos da estiagem prolongada. O Decreto n° 58.012 foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O objetivo da medida é mitigar os efeitos dos baixos níveis dos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que afeta a maior parte das cidades pernambucanas. Essa situação já havia levado o governo a decretar estado de alerta em 94 municípios, em dezembro de 2024.
“Nossas equipes estão em alerta desde o primeiro dia dessa crise para mitigar os efeitos desta seca, que atinge grande parte dos nossos municípios. É um momento muito crítico, de estiagem severa, e com esse decreto poderemos agilizar ainda mais as medidas de socorro à população”, disse a governadora.
As ações de enfrentamento da estiagem já estão em andamento em Pernambuco, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana e Águas e Clima (APAC) e Defesa Civil. A APAC aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave, com chuvas previstas para o primeiro trimestre de 2025 abaixo da média.
“Será um trimestre considerado seco para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, enquanto que no Sertão, onde seria a estação chuvosa, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, porém concentradas em poucos dias, seguidos de períodos com dias secos”, informou a diretora de Regulação e Monitoramento da APAC, Crystianne Rosal.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 63280
Usuários Online: 1