Os eleitores de Mirandiba, Ipubi e Triunfo vão eleger menos vereadores nas eleições de 2024. Os três municípios do Sertão estão entre os 13 de Pernambuco que sofreram redução na quantidade de cadeiras no Poder Legislativo em decorrência do Censo de 2022. O levantamento atestou que esses municípios tiveram uma diminuição no número de habitantes e, portanto, as câmaras devem se adequar.
Em Mirandiba e Triunfo, o número de vereadores cairá de 11 para 9, enquanto em Ipubi as vagas para postulantes ao Poder Legislativo encolherão de 13 para 11. O TRE-PE e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) já estão adotando procedimentos para verificar se a quantidade máxima de candidatos a vereador está sendo respeitada com base no Censo de 2022.
O PRE instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para acompanhar a atualização das Leis Orgânicas Municipais em relação à quantidade máxima de vereadores, que deve ser proporcional à população de cada município. O objetivo é garantir que os municípios que sofreram redução de habitantes adequem o número de legisladores para as eleições deste ano.
Visitas: 64816
Usuários Online: 1