Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro da Educação

Publicada em 19/06/2024 às 12:54h

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17.jun.2024) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo para a greve deflagrada por funcionários públicos e professores das universidades federais. Segundo o ministro, a expectativa é de que as instituições retomem as atividades nesta semana.

 

“Acho que não havia motivo. Greve a gente entra quando não há diálogo, quando se chega ao limite da negociação. Vamos lembrar que o governo passado não deu um reajuste. E, no 1º ano do presidente Lula, ele deu 9% para todos os funcionários, mais que o dobro da inflação”, disse Santana.

 

“A ideia inicial do governo federal era dar 4,5% por ano durante os 4 anos, mas resolveu antecipar os 4,5% de 2024 para 2023, considerando esses anos todos sem reajuste.”, disse.

 

Segundo o comando nacional da greve dos professores universitários, ligado ao Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), a paralisação da categoria, iniciada em abril, é realizada em 64 universidades.

 

Nova proposta apresentada pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) está em análise. O Andes solicitou que os docentes façam assembleias locais até sexta-feira (21.jun).

 

A categoria tem manifestado descontentamento com o reajuste anunciado para este ano. Contudo, em nota divulgada em seu site, o Andes avalia que a pressão do movimento grevista levou o governo a retomar as negociações e sinalizar alguns avanços.

 

A última proposta apresentada aos professores envolve recomposição parcial do orçamento das universidades e institutos federais, implementação de reajuste de benefícios e aumentos salariais de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. O MEC também se comprometeu a revogar a Portaria 983/2020, que elevou a carga horária mínima semanal dos docentes.

 

“Tenho ponderado para os sindicatos que acho que está num momento de encerrar. A greve tem prejudicado os alunos, tem prejudicado o país e as universidades. Os sindicatos levaram as propostas para as suas bases, e a gente espera que até o final da semana a gente possa retomar as atividades”, anunciou o ministro.

 

Os funcionários técnico-administrativos realizam assembleias ao longo desta semana.

 

GREVE NAS UNIVERSIDADES

 

A greve da categoria atinge 68 universidades. Segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos do Ensino Superior), a mobilização se dá por causa da redução dos investimentos das universidades, da falta de reestruturação do plano de carreira e da corrosão salarial, diante do congelamento imposto durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e do reajuste anunciado pelo atual governo para 2024.

 

Fonte: Poder 360




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 65130

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD