Por intermédio do Ministério dos Transportes, o Governo Federal iniciou processo para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. Foi publicado edital na última sexta-feira, 26, destinado à contratação de uma empresa que deve elaborar projeto básico/executivo de engenharia para a implantação da ferrovia no Estado.
Conforme a licitação do tipo menor preço, as propostas devem ser enviadas ao governo até o dia 20 de maio. O estudo precisa abranger os cerca de 520 km do trecho da ferrovia em Pernambuco, tendo Salgueiro como entroncamento do ramal que segue para o Ceará.
Quem divulgou a informação foi o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacando o compromisso de Lula com o povo pernambucano. “O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Agora, vemos mais uma etapa do empreendimento em andamento”, disse.
Retirado do projeto original sob a responsabilidade da TLSA, que ficou apenas com o ramal cearense, o trecho pernambucano da Transnordestina será inicialmente financiado pelo Governo Federal, dentro do Novo PAC. A União reservou R$ 450 milhões para a obra, mas busca uma nova parceria no intuito de concluir o ramal.
Visitas: 65568
Usuários Online: 1