O município de Salgueiro celebra 160 anos de emancipação política nesta terça-feira, 30, sem programação especial mais uma vez. A única atividade diferente dos dias normais, organizada pela prefeitura, é a divulgação das atrações do São João, que acontecerá na Casa Sanfoneiro, a partir das 18h, com shows musicais de artistas locais e regionais. No mais, a rotina segue normalmente, como se não fosse feriado municipal, inclusive com grande parte do comércio de portas abertas.
Um pouco de história
Salgueiro foi fundado em 23 de dezembro de 1835, alicerçado em uma história de fé e milagre. Nesse dia, o comandante Manoel de Sá encontrou seu filho, Raimundo de Sá, embaixo de um pé de Salgueiro, que deu nome à cidade, e construiu uma capela para Santo Antônio, fazendo surgir uma vila ao seu redor. A criança estava desaparecida há vários dias, no meio do mato, muito vulnerável. Em cumprimento a uma promessa, a capela foi erguida, tornando-se a Igreja Matriz de Santo Antônio, o marco zero da cidade.
Em 30 de abril de 1834, a freguesia de Santo Antônio do Salgueiro foi elevada à condição de município do Salgueiro pela Lei Provincial n° 580, tendo como primeiro intendente o Major Raimundo de Sá, filho do Coronel Manoel de Sá. Na primeira eleição, Coronel Romão Filgueira Sampaio tornou-se o primeiro prefeito eleito e governou o município entre os anos de 1892 e 1895.
Curiosidades
Salgueiro já foi distrito do município de Cabrobó e após ser elevado à categoria de município teve como distritos as cidades de Serrita, antes denominada Serrinha, e Verdejante, que se chamava Riacho Verde. Atualmente o município é constituído de cinco distritos: a Sede, Conceição das Crioulas, Umãs, Vasques e Pau Ferro, o mais recente.
Visitas: 65179
Usuários Online: 1