O Bloco da Saudade, cuja música mais conhecida tem nos versos o apelo para que o grupo não seja impedido de se apresentar, tem reclamado de ter sido ‘descartado’ do carnaval de Olinda. O bloco, que comemora em 2024 o seu 50º aniversário, expôs a insatisfação nesta terça-feira, 6.
“Nem mesmo no nosso jubileu de ouro – 50 anos – neste 2024, fomos lembrados pela prefeitura”, afirmou o bloco. Segundo os organizadores, a programação oficial do carnaval de Olinda não os inclui desde 2017, com excessão do ano de 2018. Assim, ignorando a importância histórica e cultural da alegoria carnavalesca para a cidade.
“O Bloco da Saudade, historicamente, abre o Carnaval fazendo seu primeiro desfile oficial na cidade de Olinda. Somos detentores da Medalha do Mérito Aloisio Magalhães, outorgada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Olinda”, declarou.
O grupo lírico afirmou ainda que fará apresentações na cidade hitórica, mesmo sem o apoio da prefeitura local. “Mesmo sendo descartado da programação, o Bloco da Saudade por respeito ao público de Olinda tem, por iniciativa própria, realizado seus tradicionais desfiles em Olinda”, ressaltou.
Música ‘Último Regresso’
Uma das marcas do Bloco da Saudade é o frevo ‘Último Regresso’, lançado em 1981, pelo artista Getúlio Cavalcante. A letra fala de um bloco carnavalesco que pede para não ser impedido de se apresentar no carnaval.
“Falam tanto que meu bloco está
Dando adeus pra nunca mais sair
E depois que ele desfilar
Do seu povo vai se despedir
Do regresso de não mais voltar
Suas pastoras vão pedir
Não deixem não, que o bloco campeão
Guarde no peito a dor de não cantar
Um bloco a mais é um sonho que se faz
Nos pastoris da vida singular
É lindo ver o dia amanhecer
Com violões e pastorinhas mil
Dizendo bem, que o Recife tem
O carnaval melhor do meu Brasil”
Fonte: Terra
Visitas: 64191
Usuários Online: 1