Seja bem vindo ao nosso site Rádio Panorama Salgueiro ouve, o mundo inteiro se liga!!

Redação RP

O 1% mais rico 'queima' o planeta, mas pobre é que vai arder, diz relatório

Publicada em 20/11/2023 às 11:28h

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O 1% mais rico 'queima' o planeta, mas pobre é que vai arder, diz relatório

O 1% mais rico lançou na atmosfera tanto gás carbônico (CO2), um dos principais causadores das mudanças climáticas, quanto os 66% mais pobres juntos. É o que aponta o relatório divulgado pela Oxfam Internacional, neste domingo (19), às vésperas da COP 28, a cúpula do clima das Nações Unidas que será realizada em Dubai.

 

Em números, eram 77 milhões pessoas poluindo tanto quanto mais de 5 bilhões em 2019. Fundada no Reino Unido, a Oxfam é uma das mais importantes organizações sociais do mundo.

 

Esse naco super-rico da população é responsável por 16% de todas as emissões de carbono do planeta e, desde a década de 1990, produziu o dobro de carbono da metade mais pobre. Suas emissões são 22 vezes maiores ao limite para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C, o que cientistas da ONU consideram fundamental para evitar uma catástrofe no clima.

 

O relatório com o sugestivo nome de “Igualdade Climática: um planeta para os 99%” foi elaborado com dados de emissões de carbono para 196 países de 1990 a 2019.

 

As emissões globais do 1% mais rico anulam o equivalente à poupança de carbono gerada pela utilização de um milhão de turbinas eólicas juntas. E as emissões apenas desse grupo são suficientes para causar 1,3 milhão de mortes devido ao calor entre 2020 e 2100.

 

A Oxfam ressalta que apesar de os mais ricos serem os principais causadores do impacto climático, eles não serão os maiores afetados – fardo que já está nas mãos de pessoas que vivem na pobreza, mulheres, negros, comunidades tradicionais e países da periferia do mundo. Quanto mais desigual, segundo o estudo, mais afetado será a população pobre de um país.

 

O estudo diz, aliás, que as desigualdades econômicas entre países já são 25% maiores do que seriam num mundo sem aquecimento global.

 

Não é novidade o papel dos países ricos e de suas grandes corporações poluidoras para as mudanças climáticas pelo tanto que lançaram de carbono na atmosfera desde a primeira Revolução Industrial. Por isso, o estudo da Oxfam discute o papel das pessoas super-ricas (o 1% com mais renda) e das ricas (os 10%) para o colapso do clima.

 

De acordo com a organização, os super-ricos são importantes para alterar o curso do clima de três maneiras: a) através do carbono que emitem no seu dia a dia a partir do seu consumo, incluindo o de seus iates, jatos particulares e estilos de vida luxuosos; b) através dos seus investimentos e participações em indústrias altamente poluentes; c) pela influência indevida que exercem sobre os meios de comunicação social, a economia e a política em termos de políticas industriais e ambientais.

 

Fonte: UOL




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp (87)9 9965 5688
LOCULTORES
JOTHA SILVEIRA
+ Acessadas
Numa MEGA convenção, Marília diz que não disputa Lula, quer eleger Lula
Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro
Jovem descobre rara alergia à água e até chorar pode causar dor
Estatísticas

Visitas: 65217

Usuários Online: 1

Servir a Deus é a maior dadiva para o Homem,JESUS É O UNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
Copyright (c) 2025 - Rádio Panorama - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD