O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para 13 estados e o Distrito Federal devido à forte onda de calor que atinge ao menos 1.100 municípios brasileiros.
O alerta de grande perigo publicado pelo Inmet tem duração até às 23h59 de quarta-feira (15), ou seja, o feriado da Proclamação da República também deve ser marcado pelo forte calor e pelas altas temperaturas.
Nesta segunda-feira (13), as temperaturas devem atingir os 40°C em Campo Grande, Cuiabá e Rio de Janeiro. Já em São Paulo, os termômetros devem atingir 37°C no período da tarde.
No domingo (12), São Paulo e Rio de Janeiro registraram o dia mais quente do ano, com 36,9°C e 41,8°C, respectivamente. Na capital fluminense, a sensação térmica chegou aos 50,5°C.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê condições para os termômetros registrarem valores um pouco mais altos do que domingo. Há previsão de pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento, logo, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis.
Na terça-feira (14), o calorão continua. Na capital paulista, os termômetros devem oscilar entre 22°C ao amanhecer e 37°C no meio da tarde.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) ainda alerta para chance potencial para pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde. A previsão indica que essas precipitações serão rápidas, mal distribuídas e de baixo volume acumulado.
Sul do país tem previsão de chuvas volumosas nesta semana
Enquanto boa parte do país está sob influência do calor, a Região Sul tem previsão de chuvas volumosas nesta semana. Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, conforme o Inmet.
O Rio Grande do Sul deve concentrar a maior parte da chuva do Brasil nesta semana, como informa a previsão da Climatempo.
Fonte: CNN
Visitas: 63772
Usuários Online: 1