O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais desse domingo (15). De perfil de direita, ele completará o mandato de Guillermo Lasso e se tornará o chefe de Estado mais jovem da história do país. Noboa derrotou a candidata de esquerda Luisa González, 45, que ficou em segundo lugar com 47,7%.
O eleito, que nasceu em Miami, conseguiu 52,30% dos votos, apuradas 92,98% das urnas, garantindo, assim, o posto no comando do país. Ele é filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa, e tem uma experiência curta na política. Foram apenas dois anos como deputado na Assembleia Nacional.
As eleições deste ano foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos últimos meses, políticos e candidatos a cargos governamentais foram mortos no país. Dentre eles, o candidato presidencial Fernando Villavicencio, antes do primeiro turno, em agosto.
Com o resultado, o futuro presidente conquista um sonho almejado e nunca alcançado pelo pai. Álvaro Noboa disputou cinco eleições presidenciais e perdeu todas. Seu filho governará o país até 2025.
Fonte: Congresso em Foco
Visitas: 66694
Usuários Online: 1